Barca do Botafogo só depende da vinda de novo técnico

Oswaldo de Oliveira (Foto: Ricardo Cassiano)Apesar da remota chance de ir para a Libertadores, o Botafogo pensa mesmo é em 2012. E a crise instalada no clube só vai diminuir com a chegada do novo técnico, que é apressadamente procurado pelos dirigentes. Assim, Oswaldo de Oliveira virou a opção mais viável para assumir o comando e iniciar o ciclo de reformulação do elenco, já traçado nos bastidores.

O contato entre pessoas ligadas ao Botafogo e Oswaldo de Oliveira já aconteceu e novas conversas estão previstas para acontecer nos próximos dias. A ideia é contar com o treinador no Brasil já na próxima semana, para assim o profissional avaliar os nomes do grupo atual e mandar a barca embora. Hoje, dos 30 jogadores no elenco, vinte têm, de certa forma, o futuro indefinido.

O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, tem cobrado resultados à cúpula de futebol e a resposta imediata será a “limpa dos descompromissados” prometida pelo vice de futebol André Silva no domingo, depois da goleada sofrida por 4 a 0 diante do Atlético-MG. Cerca de dois terços do elenco estão na mira da diretoria, que ainda joga as últimas fichas na tentativa de contratar o técnico Paulo Autuori, mas sabe que o tempo é inimigo.

VÍNCULOS DE LONGO PRAZO ATRAPALHAM
Um dos grandes orgulhos da atual diretoria, os longos contratos serão empecilhos para as despedidas. Apenas seis vínculos expiram ao fim deste ano e, possivelmente, não serão renovados, com exceção do titular Fábio Ferreira. De resto, será necessário costurar acordo para selar as saídas.

Outros critérios que serão utilizados para decidir os passageiros da barca são: o aproveitamento do jogador como titular em 2011, a utilização no banco de reservas, comportamento e liberação por avaliação de que o atleta pode ser melhor aproveitado defendendo outro clube.

Há um consenso entre os membros da cúpula de futebol de que grande parte dos jogadores desistiu de lutar no Brasileirão depois do clássico com o Vasco (derrota por 2 a 0). Como o discurso do clube consistia em afirmar a todo momento que a briga era pelo título, o objetivo abaixo não conseguiu motivar o elenco, apesar de ser a vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

A lista de dispensas vai ser extensa, mas ainda não existem nomes confirmados pela diretoria. Tudo por conta de a última rodada ainda valer algo.

CONDIÇÕES DOS MAIS COTADOS
Oswaldo de Oliveira
Tem vínculo com o Kashima Antlers, do Japão, até o fim deste ano. Tem desejo de voltar ao Brasil e já está ciente do interesse do Botafogo. Diante da pressa por conseguir um treinador, vira o nome mais forte para assumir o time.

Paulo Autuori
Atual técnico da seleção olímpica do Qatar, tem contrato com a federação local até maio de 2012. Está na disputa do classificatório asiático para os Jogos Olímpicos de Londres e dificilmente será liberado. Já conversou com o Bota.

COM A PALAVRA
Sadeq Abdal Rahman

Assessor de imprensa da Federação do Qatar

"Plano é Autuori na seleção principal"
Pelo que vejo aqui do Qatar, não há chance de o Paulo Autuori sair tão cedo. Ele é um ídolo nacional e será mantido a qualquer custo. Inclusive, o plano da federação é convidá-lo para dirigir a seleção principal assim que for possível. Não queremos perder alguém tão bom.

Com Autuori, finalmente os resultados vieram. Nossa seleção sub-23 perdia para todo mundo há um tempo, agora, consegue lutar por vaga nos Jogos Olímpicos, empatar com Arábia Saudita e Coreia do Sul, países com mais tradição.

Mantenho contato constante com o Autuori e ele sempre transmite a felicidade de estar em um país que tem como objetivo crescer no futebol. Esse projeto que fizemos parece que o encantou.
E a Copa do Mundo de 2022 será aqui. Pelo nível que o Autuori tem, obteria êxito com nosso time.

www.LanceNet.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More